Agenda alemã
no Brasil
Menu
17º Colônia Fest
Voltar para a agenda
Histórico do Instituto Sociocultural Colônia Alemã- ISCA - Colônia Fest.
História

A iniciativa se deu início no ano de 2006 com a formação do projeto JECA, (Jovens Empreendedores da Colônia Alemã), com jovens do ensino médio, cujo objetivo era valorizar e preservar o bairro. Uma das primeiras ações foi a participação na formação do evento Colônia Fest, e de diversas ações socioculturais.

Com isso, em 2017 surgiu a necessidade de criar o ISCA.

O que é o ISCA?
O ISCA é uma organização sem fins lucrativos que luta pelo desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural, atuando no reavivamento da história e por melhorias de infraestrutura, do bairro da Colônia, abrangendo os distritos de Parelheiros e Marsilac.

Objetivos:
• Reavivar a história e cultura do bairro Colônia e dos distritos Parelheiros e Marsilac.
• Defender o meio ambiente, divulgar e orientar a sociedade como preservá-lo.
• Atuar na defesa da garantia de direitos e dos direitos humanos.
• Buscar melhorias de infraestrutura, transporte público, saneamento básico, saúde, esporte e lazer no bairro e região.
• Apoiar e promover Agricultura familiar orgânica.

COLÔNIA ALEMÃ DE SANTO AMARO 195 ANOS.

Origem dos colonos na Alemanha e a fundação da Colônia Alemã de Santo Amaro. A Colônia Alemã de Santo Amaro foi fundada em 29 de Junho de 1829, na então Freguesia de Santo Amaro, composta de colonos que originalmente encontrava-se em Itapecerica da Serra.

A origem da maioria dos colonos que compuseram o empreendimento, levado a efeito pelo Governo Provincial Paulista, era da Renânia-Palatinado, na Alemanha muitos deles nasceram sob o domínio Francês da região. Alguns colonos eram da Prússia.

O Bairro da Colônia constitui o centro inicial de onde os colonos se espalharam por toda a região ao redor e, com seus descendentes, foram responsáveis por um grande avanço, principalmente na agricultura, dos locais onde residiram. Lado a lado com os povos indígenas e negros e além de outros, contribuíram com a formação étnica dos atuais habitantes da região.

Marcos de homenagem aos colonos e sobre a Colônia Fest.

Em 1929 a Colônia Alemã de Santo Amaro completou 100 anos, e na ocasião a Deutsche Schulle (Escola Alemã) de Santo Amaro erigiu em suas dependências um marco comemorativo.

Em 1962 o artista Júlio Guerra homenageou a Colônia com uma menção em seu mosaico de pedra, localizado atrás da Estátua de Borba Gato.

Em 1971 os colonos foram homenageados com um monumento erigido no Bairro da Colônia, atualmente dentro das dependências da Escola Estadual Professor Ernestino Lopes da Silva. Conhecido como “Marco Zero” da Colônia.

Em 2001, com a reativação do cemitério, foi colocada uma pedra nas dependências do mesmo, com um poema em homenagem aos colonos.

Atualmente, existe uma homenagem anual aos colonos pioneiros, que é a “Colônia Fest”, com um resgate histórico e cultural dos costumes originais, englobando também manifestações culturais de outras etnias.

Através do resgate da cultura germânica formou-se o grupo de danças folclóricas alemãs Freihet, que visa resgatar as tradicionais danças alemãs de época, com a participação de jovens locais.

Leandro Hessel, Pesquisador e Genealogista da Colônia Alemã de Santo Amaro e Itapecerica (INSTITUTO SOCIOCULTURAL COLÔNIA ALEMÃ – ISCA).

Evento Gratuito.



Confira também a Agenda da Comissão do Bicentenário do RS

Data
05/jul. a 07/jul. I São Paulo, SP
Horário
18:30 - 21:30
Local
Instituto Sociocultural Colônia Alemã - ISCA
Endereço
Rua Jackson Pollock / Largo da Igreja s/Nº
Acompanhe a página do organizador