Agenda alemã
no Brasil
Chamada para o Dossiê Temático: Relações entre o Brasil e os países de língua alemã no início do século XXI.
Voltar para a agenda
Chamada para o Dossiê Temático: Relações entre o Brasil e os países de língua alemã no início do século XXI.
Dossiê temático:
Relações entre o Brasil e os países de língua alemã no início do século XXI.
Envio dos textos completos:
até 15 de setembro de 2025
Revisão:
dezembro de 2025
Previsão de publicação:
26 de fevereiro de 2026
Em 2024, comemorou-se o bicentenário da imigração de povos de língua alemã e outras línguas germânicas. Conquanto o ano de 1824 tenha sido registrado como marco oficial da imigração alemã para o Brasil, ocasião em que é fundada a Colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, registra-se que já em 1818, ainda no Brasil Colônia, o governo de Dom João VI tenha sido responsável pelo assentamento de famílias germânicas nas serras fluminenses e, em 1820, imigrantes germânicos da atual região da Suíça teriam fundado a colônia de Nova Friburgo (Savedra, Mazzelli 2020: 107). Entre os vários eventos comemorativos realizados tanto no Brasil quanto na Alemanha, o Ibero- Amerikanisches Institut (IAI) sediou, em dezembro de 2024, em Berlim, a conferência “Encontros Transatlânticos entre Brasil e Alemanha: Diálogos de 200 anos de emigração e imigração”, coorganizada com a Embaixada do Brasil em Berlim e com a Universität zu Köln, com o objetivo de construir uma ponte do século XIX ao XXI nas relações entre Brasil e Alemanha. O bicentenário e a conferência em Berlim servem de inspiração para o presente dossiê, sobretudo no que diz respeito aos processos migratórios transatlânticos hodiernos entre essas duas regiões. Se a imigração das regiões de língua alemã para o Brasil conheceu duas épocas, o século XIX e o pós-guerra no século XX, nota-se há pelo menos 30 anos um fluxo migratório importante na direção inversa: do Brasil para a Alemanha, com um perfil que vem se modificando cada vez mais com a forte demanda da Alemanha por profissionais especializados em várias áreas, como saúde e TI (Feijó 2021; Cruz et. al 2022). Essa nova onda de migração em direção ao Velho Continente oferece uma rica fonte de investigações sobre vários aspectos: a formação linguística dos emigrantes ainda no Brasil e posteriormente na Alemanha, a formação dos professores de alemão e o impacto que a chegada de um número considerável de brasileiras e brasileiros pode ter nas relações entre os dois países a curto e médio prazo, entre outros. Gostaríamos de convidar pesquisadores e pesquisadoras a submeter manuscritos inéditos que abordem questões sobre os processos migratórios contemporâneos entre o Brasil e os países de língua oficial alemã nos seus mais distintos aspectos. Além disso, gostaríamos de convidar também pesquisadoras e pesquisadores cujas pesquisas dialoguem com as relações entre o Brasil e os países de língua oficial alemã nesse primeiro quarto do século XXI de forma abrangente, com temas que abordem questões de intercâmbios e influências na área da literatura, música, tradução, sociologia e outras.
Normas de Submissão
Os textos podem ser redigidos tanto em português, quanto em espanhol, inglês ou alemão. Ao enviar um manuscrito, os autores devem atestar que o artigo é original e não foi publicado ou não é considerado para publicação em nenhum outro local, e que nenhuma parte do material viola os direitos autorais de terceiros. Todos os trabalhos serão revisados inicialmente pelos editores convidados, para garantir que são adequados ao escopo do Dossiê da Pandaemonium Germanicum.
Os artigos deverão ser enviados pelo sistema Scholar One:
http://mc04.manuscriptcentral.com/pg-scielo
As normas para publicação de trabalhos constam no site:
http://www.scielo.br/revistas/pg/pinstruc.htm
Os textos recebidos serão submetidos ao crivo do Conselho Científico da revista. Pedimos especial atenção às normas para publicação: somente artigos formatados segundo as normas da revista serão avaliados.
Organizadores/as: Anelise Gondar (UFF), Ebal Bolacio (UFF), Glauco Vaz Feijó (IFB)
Referências:
CRUZ, Eduardo Picanço; FALCÃO, Roberto Pessoa de Queiroz; SANTOS, Aurélio José dos. Brasileiros na Alemanha: motivações, perfil dos imigrantes e questões para debate. População e Sociedade. CEPESE. Porto, v. 38, 118-141. DOI:
https://doi.org/10.52224/21845263/rev38v2
(12/06/2025).
FEIJÓ, Glauco Vaz. Retratos do Brasil na Alemanha: 30 anos de imigração. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.
SAVEDRA, Mônica Maria Guimarães; MAZZELLI, Leticia. Variedades linguísticas da imigração germânica no Brasil: vitalidade, glotopolítica e território. A Cor das Letras, [S. l.], v. 21, n. 1, 105–131. DOI:
https://doi.org/10.13102/cl.v21i1.5234
(12/06/2025).
Data
24/jun. a 15/set I São Paulo, SP
Horário
Dia Inteiro
Local
Endereço
Evento on-line
Acompanhe a página do organizador
Home
Agenda alemã
Vídeos
Projetos
200 anos
Saiba mais
Quem somos
Contato